quinta-feira, 18 de outubro de 2007

REALISMO - PEDAGOGO DA EMANCIPACAO DAS MASSAS


Antonio Gramsci

O filósofo italiano atribuía à escola a função de dar acesso à cultura das classes dominantes, para que todos pudessem ser cidadãos plenos.


Co-fundador do Partido Comunista Italiano, Antonio Gramsci(1891-1937) foi uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20. Embora comprometido com um projeto político que deveria culminar com uma revolução proletária, Gramsci se distinguia de seus pares por desacreditar de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos mais importantes, a escola. Alguns conceitos criados ou valorizados por Gramsci hoje são de uso corrente em várias partes do mundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quem trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola. Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que, por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes. Ao contrário da maioria dos teóricos que se dedicaram à interpretação e à continuidade do trabalho intelectual do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), que concentraram suas análise nas relações entre política e economia, Gramsci deteve-se particularmente no papel da cultura e dos intelectuais nos processos de transformação histórica. Suas idéias sobre educação surgem desse contexto. Para entendê-las, é preciso conhecer o conceito de hegemonia, um dos pilares do pensamento gramsciano.
Antes, deve-se lembrar que a maior parte da obra de Gramsci foi escrita na prisão e só veio a público depois de sua morte. Para despistar a censura fascista, Gramsci adotou uma linguagem cifrada, que se desenvolve em torno de conceitos originais (como bloco histórico, intelectual
orgânico, sociedade civil e a citada hegemonia, para mencionar os mais célebres) ou de expressões novas em lugar de termos tradicionais (como filosofia da práxis para designar o marxismo).

By Revista Nova Escola (Grandes Pensadores)

Para saber mais ACESSE: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_004/antonio_gramsci.pdf

"Interessantíssimo, se é que posso usar esse termo. É exatamente o que estamos estudando. Incrível que idéias tão centradas e elaboradas, por si só simples e exemplares, não tenham sido interpretadas e usadas em todos os sentidos, completamente, até os dias de hoje. Fico estarrecida ao pensar na qualidade de ensino dos alunos de escolas Estaduais, pois vejo que até hoje com certeza, sim, há muita diferença entre o ensino particular. Sou adepta de que a educação não somente por se tratar de um direito, deve ser sem custos e de qualidade a todos os cidadãos sem excessão, pois ainda vejo difícil essa parte da inclusão, nosso país é simplesmente muito preconceituoso e mal informado, mesmo diante dessa nossa biodiversidade".
Biodiversidade (Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.)

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