domingo, 24 de outubro de 2010

Semana da Educação 2010

Tive a oportunidade de participar do segundo dia, onde foi focado nas didáticas da leitura e escrita, e contou com duas convidadas internacionais. A primeira é a francesa Anne-Marie Chartier, renomada estudiosa dos processos de escrita e leitura. O que ela fez muito bem ao ler um texto de sua autoria traduzido para a Língua Portuguesa (ela leu em português), um texto no qual durante 1h30, falava sobre as diferenças no ensino no Brasil e na França. Muito cansativo.

Em seguida, a palavra é da argentina Ana Siro, coordenadora de projetos de leitura no governo da cidade de Buenos Aires. Seu assunto é a produção de textos: ela analisou como alunos de 9 a 11 anos atuam em uma importante etapa do percurso de autoria, a escrita de narrativas com mudança de ponto de vista (por exemplo, a história de Chapeuzinho Vermelho contada pelo Lobo). Uma palestra mais bem elaborada com apresentações dos textos em Power Point.
A convidada muito simpática e com um ponto de vista muito interessante, soube transmitir melhor e de uma maneira menos cansativa. Foi uma palestra nota 10! Adorei ! Parabéns Ana Siro.