quarta-feira, 5 de março de 2008

ÉDOUARD CLAPARÈDE

Um pioneiro da psicologia das crianças
O cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento

Na história da educação, o nome do psicólogo suíço Édouard Claparède (1873-1940) se encontra num ponto de confluência de várias correntes de pensamento. Em sua formação, ele absorveu influências tanto da filosofia como da ciência da época. E sua obra favoreceu o desenvolvimento de duas das mais importantes linhas educacionais do século 20, a Escola Nova, cuja representante mais conhecida foi Maria Montessori (1870-1952), e o cognitivismo de Jean Piaget (1896-1980), que foi seu discípulo.
Muitos pensadores antes de Claparède pregaram a importância de, na prática pedagógica, se levar em conta os processos mentais e a evolução das crianças, mas o faziam de um ponto de vista eminentemente intuitivo. Claparède, ao contrário, tinha formação em medicina e pretendeu construir uma teoria científica da infância.
Na introdução de seu livro Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental, o psicólogo diz que o ensino precisaria se basear no conhecimento das crianças tanto quanto a horticultura se baseia no conhecimento das plantas. Ele achava que a educação deveria passar por uma ‘revolução copernicana’, deixando de ter o professor como centro para gravitar em torno do aluno, diz Regina Helena de Freitas Campos, professora de psicologia da educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para saber mais - Revista Nova Escola

terça-feira, 4 de março de 2008

Psicologia Infantil

1.INTRODUÇÃO
Psicologia Infantil é o estudo do comportamento infantil que inclui características físicas, cognitivas, motoras, lingüísticas, perceptivas, sociais e emocionais, desde o nascimento até a adolescência. As duas questões básicas para os psicólogos infantis são: determinar como as variáveis ambientais (o comportamento dos pais, por exemplo) e as características biológicas (as predisposições genéticas) interagem no comportamento e estudar como essas mudanças se relacionam e influem mutuamente.
2.ESTUDO CIENTÍFICO
No século XIX, a teoria da evolução de Darwin impulsionou o exame científico do desenvolvimento infantil. O instinto de sobrevivência das muitas espécies animais estimulou o interesse pela observação das crianças, para identificar as diferentes formas de adaptação ao ambiente e o peso da herança em seu comportamento. Em 1916, Lewis Terman introduziu o teste de inteligência (teste de Stanford–Binet), que conduziu a uma série de estudos sobre o desenvolvimento intelectual da criança. Na década de 1920, Arnold Gesell analisou o comportamento infantil através de filmagens, nas quais as crianças foram observadas em idades diferentes, estabelecendo pela primeira vez um desenvolvimento intelectual por etapas, semelhante ao seu desenvolvimento físico.
3.ESTUDOS AMBIENTAIS
Sigmund Freud insistiu no efeito das variáveis ambientais e na importância do comportamento dos pais durante a infância dos filhos. John B. Watson, principal representante do behaviorismo, analisou as variáveis ambientais como estímulos progressivamente associados a respostas. No início da década de 1960, Jean Piaget utilizou métodos de observação e experimentação que integram variáveis psicológicas e ambientais.
4.TEORIAS EVOLUTIVAS OU DE DESENVOLVIMENTO
As teorias evolutivas relacionam características do comportamento com etapas específicas do crescimento. A teoria freudiana da personalidade e a teoria da percepção e cognição de Piaget são as principais. Ambas explicam o desenvolvimento humano em termos interativos. Segundo Freud, uma personalidade sadia baseia-se na satisfação de necessidades instintivas. Por sua vez, Piaget afirmou que, desde o nascimento, os seres humanos aprendem ativamente, inclusive sem incentivos externos.
5.DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Os diversos aspectos do desenvolvimento da criança abrangem o crescimento físico, as mudanças psicológicas e emocionais e a adaptação social. Existe uma concordância geral de que os modelos de seu desenvolvimento estão determinados por condições genéticas e circunstâncias ambientais: existe um componente genético nas características da personalidade; o crescimento físico depende da saúde; até os dois anos de idade, ocorrem as mudanças mais drásticas na atividade motora. A velocidade para adquirir estas capacidades é determinada de forma congênita. Destaca-se a capacidade para compreender e utilizar a linguagem: Noam Chomsky estabeleceu que o cérebro humano está especialmente estruturado para isso, porque esta capacidade não requer uma aprendizagem formal e se desenvolve desde que a criança tem seus primeiros contatos com o mundo exterior. Por outro lado, a formação da personalidade é considerada um processo pelo qual as crianças aprendem a evitar os conflitos e a administrá-los quando aparecem. Os pais excessivamente austeros ou permissivos podem limitar as chances de uma criança tentar evitar ou controlar seus problemas. Está claro que as atitudes dos pais e seus valores influem no desenvolvimento dos filhos. As relações sociais infantis supõem interação e coordenação dos interesses mútuos, onde são adquiridos modelos de comportamento social através dos jogos. Além disso, a criança aprende a necessidade de um comportamento cooperativo e de uma organização para alcançar objetivos em grupo. As crianças aprendem o que é aceitável e inaceitável no seu comportamento e, mediante a socialização, conhecem o conceito de moralidade. O pensamento moral apresenta um nível inferior (a regra se cumpre sozinha para evitar o castigo) e um superior (a pessoa compreende racionalmente os princípios morais universais necessários para a sobrevivência social).
6.TENDÊNCIAS ATUAIS
Atualmente, os psicólogos concordam que determinados fatores de risco biológico, como crianças que nascem abaixo do peso normal, a falta de oxigênio antes ou durante o parto e outros problemas físicos ou fisiológicos, são importantes para o seu desenvolvimento e comportamento posteriores. Também se investiga o papel das variáveis cognitivas na aprendizagem dos papéis sexuais e os estereótipos sobre as diferenças de sexo. Os modelos sexuais foram definidos na nossa cultura, mas a pressão favorável para a mudança destes modelos está rompendo pouco a pouco estes estereótipos, permitindo que um indivíduo mude ou adapte seu comportamento às exigências das situações específicas com as quais vai conviver.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Prosopopéia

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.
Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
- Dotô, eu levo ou deixo os pato?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Psicologia na Educação

Psicologia do Desenvolvimento Contribuições Teóricas
Resuminho sobre os principais psicólogos e educadores.
Sigmund Freud (1856-1939)
· Propõe, à data, um novo e radical modelo da mente humana, que alterou a forma como pensamos sobre nós próprios, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias.
· Freud contribuiu para a eliminação da tradicional oposição básica entre sanidade e loucura ao colocar a normalidade num continum e procurou compreender funcionamento do psiquismo normal através da génesis e da evolução das doenças psíquicas.
· Estudo do desenvolvimento psíquico da pessoa a partir do estádio indiferenciado do recém-nascido até à formação da personalidade do adulto.
· Muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta de que trata a Psicanálise têm as suas raízes, as suas causas, nas primeiras fases ou estádios do desenvolvimento.
· Na perspectiva freudiana, a “construção” do sujeito, da sua personalidade, não se processa em termos objetivos (de conhecimento), mas em termos objectais.
· O objecto, em Freud, é um objeto libidinal, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivo ou negativo.
· A formação dos diferentes estádios é determinada, precisamente, por essa relação objectal. (Estádios: Oral, Anal, Fálico, Latência, Genital)
A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importância às necessidades da criança em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequências da negligência dessas necessidades para a formação da personalidade
Erik Erikson (1904-1994)
· A teoria que desenvolveu nos anos 50 partiu do aprofundamento da teoria psicossexual de Freud e respectivos estádios, mas rejeita que se explique a personalidade apenas com base na sexualidade.
· Acredita na importância da infância para o desenvolvimento da personalidade mas, ao contrário de Freud, acredita que a personalidade se continua a desenvolver para além dos 5 anos de idade.
· No seu trabalho mais conhecido, Erikson propõe 8 estádios do desenvolvimento psicossocial através dos quais um ser humano em desenvolvimento saudável deveria passar da infância para a idade adulta. Em cada estádio cada sujeito confronta-se, e de preferência supera, novos desafios ou conflitos. Cada estádio/ fase do desenvolvimento da criança é importante e deve ser bem resolvida para que a próxima fase possa ser superada sem problemas.
· Tal como Piaget, concluiu que não se deve apressar o desenvolvimento das crianças, que se deve dar o tempo necessário a cada fase de desenvolvimento, pois cada uma delas é muito importante. Sublinhou que apressar o desenvolvimento pode ter consequências emocionais e minar as competências das crianças para a sua vida futura.
"Human personality in principle develops according to steps predetermined in the growing person's readiness to be driven toward, to be aware of and to interact with a widening social radius"
Erik Erikson.
Jean Piaget (1896-1980)
· Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em genero) e não qualitativas (em quantidade).
· Existem 2 aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
· Como biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligência) - O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.
· Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
· Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação. Estes 2 processos são utilizados ao longo da vida à medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa.
o Capta as grandes tendências do pensamento da criança
o Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem
Lev Vygotsky (1896-1934)
· Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialético, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.
· Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do sujeito nas atividades sociais → Ele propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.
· Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente.
· O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada.
• Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança
• Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.
Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo
· Vygostsky sublinhou as influências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:
-O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social
-A cultura afeta a forma como pensamos e o que pensamos
-Cada cultura tem o seu próprio impacto
-O conhecimento depende da experiência social
· A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.
· Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).
· Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual.
· Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direcionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.
Konrad Lorenz (1903-1989)
· Zoólogo austríaco, ornitólogo e um dos fundadores da Etologia moderna (estudo do comportamento animal)
· Desenvolveu a idéia de um mecanismo inato que desencadeia os comportamentos instintivos (padrões de ação fixos) → modelo para a motivação para o comportamento
· Considera-se hoje que o sistema nervoso e de controlo do comportamento envolvem transmissão de informação e não transmissão de energias.
· O seu trabalho empírico é uma das grandes contribuições, sobretudo no que se refere ao IMPRINTING e aos PERÍODOS CRÍTICOS
· o imprinting é um excelente exemplo da interação de fatores genéticos e ambientais no comportamento – o que é inato e específico na espécie e as propriedades específicas da aprendizagem;
· O trabalho de Lorenz forneceu uma evidência muito importante de que existem períodos críticos na vida onde um determinado tipo definido de estímulo é necessário para o desenvolvimento normal. Como é necessária a exposição repetitiva a um estímulo ambiental (provocando uma associação com ele), podemos dizer que o imprinting é um tipo de aprendizagem, ainda que contendo um elemento inato muito forte.
Henri Wallon (1879 – 1962)
· Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, os seus aspectos epistemológicos, objectivos e metodológicos.- Considera que o homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito às disposições internas e às situações exteriores.
· Wallon propõe a psicogénese da pessoa completa (psicologia genética), ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento.
o Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como “geneticamente social” e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicação dos factores de desenvolvimento (neurologia, psicopatologia, antropologia, psicologia animal).
· Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a actividade infantil (afectivo, motor e cognitivo).
· Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Esta é uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento.
Burrhus F. Skinner (1904 – 1990)
· Psicólogo Americano, conduziu trabalhos pioneiros em Psicologia Experimental e defendia o comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observável).
· Tinha uma abordagem sistemática para compreender o comportamento humano, uma abordagem de efeito considerável nas crenças e práticas culturais correntes.
· Fez investigação na área da modelação do comportamento pelo reforço positivo ou negativo (condicionamento). O condicionamento operante explica que um determinado comportamento tem uma maior probabilidade de se repetir se a seguir à manifestação do comportamento se apresentar de um reforço (agradável). É uma forma de condicionamento onde o comportamento acabará por ocorrer antes da resposta.
· A aprendizagem, pode definir-se como uma mudança relativamente estável no potencial de comportamento, atribuível a uma experiência - Importância dos estímulos ambientais na aprendizagem
Albert Bandura (1925-presente)
· É, tal como Skinner, da linha behaviorista da Psicologia. No entanto enfatiza a modificação do comportamento do indivíduo durante a sua interacção. Ao contrário da linha behaviorista radical de Skinner, acredita que o ser humano é capaz de aprender comportamentos sem sofrer qualquer tipo de reforço. Para ele, o indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicariante, ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas consequências, com contato indirecto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
· É um dos autores associado ao Cognitivismo-Social, uma teoria da aprendizagem baseada na ideia de que as pessoas aprendem através da observação dos outros e que os processos do pensamento humano são centrais para se compreender a personalidade:
· As pessoas aprendem pela observação dos outros.
· A aprendizagem é um processo interno que pode ou não alterar o comportamento.
· As pessoas comportam-se de determinadas maneiras para atingir os seus objectivos.
· O comportamento é auto-dirigido (por oposição a determinado pelo ambiente)
· O reforço e a punição têm efeitos indirectos e impredizíveis tanto no comportamento como na aprendizagem.
· Os adultos (pais, educadores, professores) têm um papel importante como modelos no processo de aprendizagem da criança.
Urie Bronfenbrenner (1917 – presente)
· Um dos grandes autores que desenvolveu a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano: o sujeito desenvolve-se em contexto, em 4 níveis dinâmicos – a pessoas, o processo, o contexto, o tempo.
· A sua proposta difere da da Psicologia Científica até então (70’s): privilegia os aspectos saudáveis do desenvolvimento, os estudos realizados em ambientes naturais e a análise da participação da pessoa focalizada no maior nº possível de ambientes e em contacto com diferentes pessoas.
· Bronfenbrenner explicita a necessidade dos pesquisadores estarem atentos à diversidade que caracteriza o homem – os seus processos psicológicos, a sua participação dinâmica nos ambientes, as suas características pessoais e a sua construção histórico-sócio-cultural.
· Define o desenvolvimento humano como “o conjunto de processos através dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constância e mudança nas características da pessoa no curso de sua vida" (Bronfenbrenner, 1989, p.191).
· A Abordagem Ecológica do Desenvolvimento privilegia estudos longitudinais, com destaque para instrumentos que viabilizem a descrição e compreensão dos sistemas da maneira mais contextualizada possível.
Bronfenbrenner - Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano: o sujeito desenvolve-se em contexto, em 4 níveis dinâmicos – a pessoas, o processo, o contexto, o tempo.
Arnold Gesell (1880-1961)
· Psicólogo Americano que se especializou na área do desenvolvimento infantil. Os seus primeiros trabalhos visaram o estudo do atraso mental nas crianças, mas cedo percebeu que é necessária a compreensão do desenvolvimento normal para se compreender um desenvolvimento anormal.
· Foi pioneiro na sua metodologia de observação e medição do comportamento e, portanto, foi dos primeiros a implementar o estudo quantitativo do desenvolvimento humano, do nascimento até à adolescência.
· Realizou uma descrição detalhada e total do desenvolvimento da criança; realça, com base em pesquisas rigorosas e sistemáticas, o papel do processo de maturação no desenvolvimento.
· Gesell e colaboradores caracterizaram o desenvolvimento segundo quatro dimensões da conduta: motora, verbal, adaptativa e social. Nesta perspectiva cabe um papel decisivo às maturações nervosa, muscular e hormonal no processo de desenvolvimento.
· Desenvolveu, a partir dos seus resultados, escalas para avaliação do desenvolvimento e inteligência.
· Inaugurou o uso da fotografia e da observação através de espelhos de um só sentido como ferramentas de investigação

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Exposição "Tarsila Viajante" na Pinacoteca do Estado
Um dos nomes mais representativos do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral vai ganhar sua primeira exposição individual no local onde trabalhou como catalogadora em 1929, a Pinacoteca do Estado."Tarsila Viajante" mostra com 37 pinturas e 120 desenhos, alguns deles inéditos, se debruça sobre o processo de criação e formação da artista, incluindo suas viagens pelo mundo.
Vale a pena conferir !


"TARSILA VIAJANTE"Onde: Pinacoteca do Estado - pça. da Luz, 2, São PauloQuando: de 19/01 a 16/03, terça a domingo, das 10h às 18hQuanto: R$4 e R$2 (meia-entrada), grátis aos sábados

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

30 de Janeiro - Dia da NÃO VIOLÊNCIA

O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não-violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
Vamos "Re-Pensar" nossa REALIDADE!!!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Kung-Fu-Tzu

Praça da Paz Celestial, Pequim. O mundo inteiro assiste a cenas de horror. Soldados disparam contra manifestantes. Tanques esmagam corpos. Policiais ateiam fogo na multidão. Estamos em 4 de junho de 1989. Aos olhos do Ocidente, cenas de pura barbárie. Até o momento em que um jovem, sozinho, detém-se ante uma coluna de tanques. Pela lógica ocidental, o que viria a seguir jamais seria exibido em horário nobre na TV. Mas o que acontece surpreende o mundo. Frente ao homem desarmado, os tanques param e recuam. Por que soldados chineses são capazes de atacar sem dó uma multidão, mas cedem diante de um único indivíduo? A resposta pode estar no pensamento moldado por um homem há mais de 20 séculos e que até hoje mantém profundas raízes na cultura oriental: o confucionismo.

Kung-Fu-Tzu (Confúcio é a latinização desse nome, que significa "Venerável Mestre Kung")

Confúcio (551-479 a.C.), filósofo e educador chinês.



A essência que permeia todo o pensamento de Confúcio é o ren, que pode ser traduzido como "benevolência" ou "humanismo". Aos discípulos que lhe perguntaram o que era o ren, o mestre teria respondido: "A principal virtude está em amar os homens". Para que não se pense que Confúcio está plagiando outro famoso pensador, lembre-se que ele proferiu essa frase 400 anos antes do nascimento de Cristo.


Confúcio era um sujeito brilhante. Mesmo assim passou a vida inteira procurando emprego e morreu sentindo-se um fracassado.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Professor: Ser ou Não Ser? Eis a Questão...

Não deveria ser essa, a dúvida, deveria sim ser uma certeza, desde o momento da opção. Todos os professores devem ter a certeza do que querem fazer, somente assim serão completos e poderão cumprir sua missão, sua vocação.
Incentivar os alunos, estar atento e motivar a todos deveria ser uma rotina prazeirosa e necessária, mas infelizmente não é o que acontece.
Conforme reportagem da revista Época de Setembro de 2007 é o que falta.
"Mais diplomas, menos crimes
Investir na escolaridade ajuda a reduzir as estatísticas de violência, revelam novas pesquisas feitas no Brasil e nos Estados Unidos"
SOLANGE AZEVEDO
Há dois anos, quando assumiu a direção da Escola Estadual Dr. Francisco Brasiliense Fusco, a educadora Rosângela Macedo Moura encontrou uma situação desoladora. A escola, que fica em Campo Limpo, um dos 19 distritos mais pobres de São Paulo, havia sido depredada 57 vezes em um ano. No mesmo período, quase 10% dos alunos haviam abandonado seus cursos. Disposta a mudar esse cenário, Rosângela montou um projeto enumerando tudo o que seria preciso para melhorar a escola e o encaminhou para uma porção de empresários. Um deles, o marqueteiro baiano Nizan Guanaes, se animou com a iniciativa da diretora e convenceu um grupo de agências de publicidade e comunicação a patrocinar as reformas.
Com o investimento privado, o espaço foi revitalizado. Ganhou salas de informática e música, além de uma biblioteca. Os resultados da parceria surgiram em pouco mais de um ano. Desde maio de 2006, o número de alunos cresceu um terço e a evasão caiu para 7%. As depredações despencaram para apenas seis em um ano. Para a aluna Viviane Silva Valentim, de 15 anos, o colégio do bairro de Campo Limpo “era muito feio” até ser reformado. Agora, Viviane diz que está mais motivada a estudar. “Os professores também mudaram a forma de dar aulas, agora cobram bastante da gente.”
Ao atrair mais alunos e evitar que muitos desistam de estudar, a escola de Campo Limpo está ajudando a reduzir as taxas de criminalidade da capital paulista. O distrito está entre os que tiveram os maiores aumentos no índice de jovens que freqüentavam o ensino médio na capital paulista entre 2000 e 2005 – e também está entre os que registraram as maiores diminuições das taxas de assassinatos. A correlação entre queda de homicídios e aumento da escolaridade é uma das conclusões do primeiro Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização não-governamental que reúne especialistas de todo o país, lançado há duas semanas. “De todas as variáveis socioeconômicas testadas, a freqüência à escola foi a que mostrou maior correlação com as taxas de homicídios”, diz Renato Sérgio de Lima, coordenador científico do Fórum. Ele afirma que a escolaridade tem mais peso sobre o índice de assassinatos que outros indicadores, incluindo o gasto per capita com segurança pública e a desigualdade social. “Embora em termos estatísticos essa correlação seja baixa, a educação exerce um papel importante na prevenção de homicídios.”

sábado, 8 de dezembro de 2007

Amazonia para Sempre


Entrei nesse site que está recolhendo assinaturas para a preservaçao da Amazônia e já coloquei a minha.
Vamos ajudar essa iniciativa tão bonita e (infelizmente) necessária.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Exposição sobre Gilberto Freyre - " Todo brasileiro traz na alma e no corpo a sombra do indígena ou do negro."

Com obras que marcam pela forma como mostram a realidade de uma nação, como "Casa Grande & Senzala", Gilberto Freyre mudou o jeito de se ver o Brasil. A exposição traz ao público o ambiente em que viveu Freyre, numa tentativa de explicar de onde veio a inspiração de trabalhos tão inovadores.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro - São Paulo – SP
Informações: Tel.:(11) 3326-0775 -

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia

O verbetivo da semana é o amor doador, é um atributo da Autodiscernimentologia, considerado como potencializador da evolução, é um verbete que trasmite bem estar íntimo as consciências sensíveis. Encontra-se na íntegra á página 202 do tomos I da Enciclopédia da Conscienciologia.

Boa leitura a todos!!

Definologia. O amor doador é a atração afetiva ou física, forma de manifestação psicobiológica ou conciencial entre pessoas, seja por afinidade paragenética ou por formalidade social, contudo predominando o autodiscernimento da interassistencialidade evolutiva cosmoética.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo amor vem do idioma Latim, amor, “amizade; dedicação afeição; ternura; desejo grande; paixão objeto amado”. Surgiu no século XIII. O vocábulo doador procede também do idioma Latim, donator, “o que dá; doador”. Apareceu no Século XVIII.
Sinonimologia:1. Megaprincípio cósmico. 2. Amor puro a alguém. 3. Afeição Assistencial. 4 . Amor-trafor.
Antonimologia. 1. Amor credor. 2. Afeição reivindicante. 3. Amor egoístico. 4. Amor intrusivo. 5. Amor errado. 6. Fascinio escravizante. 7. Desafeição. Amor-trafar. 9. Síndrome da ectopia afetiva. 10. Ódio.
Atributologia. predomínio das faculdades mentais, especificamente o autodiscernimento.
Megapensenelogia. Eis um megapensene trivocabular sintetizando o tema:-- Quem ama evolui.
Pensenologia. o abertismo autopensênico; os ortopensenes; a ortopensenidade; a retilinearidade autopensênica; a grafopensenidade conjunta; as assinaturas holopensênicas 2; as interfusões pensênicas; a homopensenidade; os homopensenes.
Fatologia. o amor doador; o megaprodígio afetivo; o amor real da dupla evolutiva harmoniosa; o amor assentando a evolução a 2; a unidade dupla; a honestidade afetiva; as harmonias naturais; a megaconfiança mútua; a megaforça conciliadora; a autenticidade pessoal; o autodesempenho evolutivo; a autodidaxia afetiva; a conduta-padrão; a cumplicidade profunda sem interprisão grupocármica; os objetivos gêmeos; o diálogo continuo; a saúde consciencial; a máxima candura intercambiada.
Parafatologia. a autoconscientizaçào máxima do Paradireito; o irrompimento do psicossoma; a telepatia afetiva; o tenepessismo; a ofiex pessoal.

O AMOR DOADOR, COSMOÉTICO E TEÁTICO É O PRIMADO DA MÁXIMA CONVIVIALIDADE EVOLUÍDA DAS CONSCIÊNCIAS MAIS LÚCIDAS E DISCERNIDORAS DA CONDIÇÃO DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA NO COSMOS.

Questionologia. Com todo realismo possível, qual categoria você, leitor ou leitora, vivencia: a do amor doador ou a do amor credor? Desde quando?